Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina e a ENGIE Brasil Energia entregam nesta terça-feira, 03 de dezembro, em Florianópolis, a 12º edição do Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental destinado a reconhecer trabalhos jornalísticos que contribuem com a preservação dos recursos naturais. A premiação ocorre no Clube dos Oficiais, na Trindade, a partir das 20h.

A edição 2019 do Prêmio teve um número expressivo de inscrições, 123 de todas as partes do estado, distribuídas de acordo com as 16 Regionais do IMA. Após a avaliação dos jurados, consagram-se como vencedores regionais e estão classificados para a final do Prêmio de Jornalismo Ambiental (listados por Regional de acordo com ordem alfabética e identificados pelo nome do inscrito, veículo quando mencionado e título da reportagem):

Ima Jornalismo

Categoria Telejornalismo

Da Regional de Blumenau: TV Coligadas de Santa Catarina com a reportagem “2008 – 10 anos da tragédia”.
Chapecó: Fabiana Elora do Nascimento, RIC TV, – “Consciência Limpa”
Criciúma: Adriano Fernando Garcia Zeferino, da NSC, com a matéria “Passagens Subterrâneas evitam atropelamentos de animais em rodovias”.
Florianópolis: Eduardo André Cristofoli, da RIC SC, com a “Série Dossiê Invasões”.
Itajaí: TV Univali com o “Programa Terra e Mar – o futuro da pesca”.

Joinville: Televisão Lages Ltda – SBT SC - com a matéria “Projeto de monitoramento de praias resgata animais marinhos nas faixas de areia”.
Tubarão: Manuella Teresa Fernandes da Veiga com “Gigantes do mar: a magia da reprodução da baleia-franca em Santa Catarina e o monitoramento da espécie”.

Nesta categoria dois trabalhos receberão Menção Honrosa: TV Coligadas de Santa Catarina com a reportagem Cartas para Darwin (Blumenau); e NSC TV, Ricardo Von Dorff com a matéria As Baleias Desconhecidas do Litoral Catarinense (Florianópolis).

Categoria Internet

Blumenau: Jornal de Santa Catarina com o “Especial Fritz Müller”.
Caçador: Rádio Caçador Ltda com “Vale dos Pomares – Região Meio Oeste de SC é destaque na produção de frutas”.
Florianópolis: Lucas Rozentalski do Paraizo, do DC, com a matéria “Saiba como o desmatamento na Amazônia afeta Santa Catarina”.
Mafra: Editora Gazeta do Norte Ltda com “São Bento do Sul quer voar alto”.
Tubarão: Gisele Elis Martins com “Os riscos da contaminação plástica no pescado catarinense”.

Categoria Fotojornalismo

Criciúma: Guilherme Hahn, do DC, com a foto intitulada “Pegadas monitoradas no sul do estado”.
Florianópolis: Tiago Santiago Ghizoni, do DC, com a foto “Incêndio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro”.
Joaçaba: Rádio Sociedade Catarinense com a foto “Polinizadores em perigo”.
Mafra: Elvis Lozeiko , do Jornal A Gazeta, com a imagem “Turismo de observação de aves tem um campo fértil”.
Nesta categoria a fotografia de Flávio Tin, do Notícias do Dia, sobre “Calor, ventos e estragos”(Florianópolis) recebe Menção Honrosa.

Categoria Mídia Impressa

Blumenau: Jornal O Município com a reportagem “Plantando o futuro”.
Criciúma: Lariane Cagnini, do DC, com a matéria “Atenções se voltam às barragens de SC”.
Florianópolis: Hora de Santa Catarina com o trabalho “Conheça a Trilha Aquática do Rio Vermelho”.
Mafra: Editora Gazeta do Norte Ltda com a “Série sobre o Contorno Norte de São Bento do Sul”.
Tubarão: Revista Tudo/ Jornal Diário do Sul Ltda com “Em busca da preservação do meio ambiente”.

Categoria Radiojornalismo

Caçador: Rádio Caçanjurê com a reportagem “Insetos comestíveis, a proteína do futuro”.
Chapecó: Rádio Clube São Domingos com “Araucária: gigante catarinense prestes a cair”.
Criciúma: Francine Ferreira com “Fale menos e plante mais – o segredo para a garantia do amanhã”.
Florianópolis: Daniela da Cunha Kirst Legas, da Rádio AL, com a reportagem “Peixes de água doce, a conquista dos rios catarinenses: a truta, a nobreza dos rios gelados”.

Joaçaba: Rádio Barriga Verde com “A força e o sabor do mel catarinense”.

São Miguel do Oeste: Marcos Andrei Meller, da Rádio Peperi, com “Consciências Queimadas”.
Tubarão: Joelson Cruz Cardoso com a matéria “Hidroponia – uma alternativa de cultivo sustentável”.

Durante a cerimônia serão revelados os vencedores estaduais de 2019 do Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental que levarão certificados, troféus e o prêmio em dinheiro:

• 1º lugar Estadual: R$ 5 mil por categoria
• 2º lugar Estadual: R$ 2,5 mil por categoria

O Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental é uma iniciativa do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina, com patrocínio da ENGIE Brasil Energia, e apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação dos Diários do Interior (ADI), Associação dos Jornais do Interior (Adjori) e Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e TV (Acaert). Em 2019, o prêmio tem a coordenação da Editora Expressão.

Mais informações para imprensa:
Comunicação - IMA

www.ima.sc.gov.br
Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA)

(48) 3665 4177
(48) 99172 8277