Parcerias nas áreas de desenvolvimento econômico, inovação, inteligência para a segurança pública, educação e fornecimento de água pautaram uma reunião entre o governador Carlos Moisés e o cônsul-geral de Israel, Alon Lavi, nesta quinta-feira, 30. O encontro foi o primeiro do Governo de Santa Catarina com representantes do país do Oriente Médio, e os dois lados se comprometeram a manter o diálogo para avançar nas ações em conjunto.

49465125938 a997227e85 o

"Temos interesse não apenas em investimentos, mas também em soluções para o serviço público. O Governo tem um deficit muito grande, que pode ser reduzido se encontrarmos soluções para o nosso dia, como já vem acontecendo", destacou o governador Carlos Moisés. Na avaliação dele, esse esforço para melhorar a gestão pública fortaleceu a credibilidade no mercado, por isso Santa Catarina tem se tornado mais atrativo para investimentos.

O cônsul-geral de Israel considerou o estado um bom potencial parceiro, principalmente graças ao ecossistema de inovação. "As relações entre Brasil e Israel melhoraram muito. Queremos concretizar essa proximidade para ações com os governos federal, estaduais e municipais", afirmou Lavi. Ele também manifestou o interesse de que a história do Holocausto seja reforçado nas escolas da rede estadual.

Reconhecido como a Nação das Startups e vitrine de inovação, o país do Oriente Médio é exemplo de como o investimento em tecnologia e uma cultura empreendedora aliada com a pesquisa - podem ser o caminho para vencer os mais variados tipos de desafios.

49465615806 9869f24050 o

Para o secretário da SDE, Lucas Esmeraldino, a missão é fortalecer ainda mais os laços e estabelecer parcerias em áreas estratégicas para impulsionar a economia catarinense. “Em frente, com nossa meta de desenvolver nossa Santa Catarina com inovação, uma vez que crescimento é sinal de mais oportunidades”, finaliza.

Também estavam entre os participantes da reunião, o delegado-geral e presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, Paulo Koerich, a presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, a coordenadora de Relações Internacionais, Julia Baranova, e o presidente da Associação Israelita Catarinense, Sergio Iokilevitc.

Informações adicionais para a imprensa
Renan Medeiros
Secretaria Executiva de Comunicação - SECom