A organização do maior evento de inovação e tecnologia da Europa, o Web Summit, está em Florianópolis para conhecer a cidade e avaliar o potencial da capital catarinense para receber a edição latino-americana. Na manhã desta sexta-feira, 31, o grupo teve uma audiência com o governador Carlos Moisés e apresentou as vantagens competitivas de Santa Catarina para sediar o evento, atualmente realizado apenas em Portugal.

"As notícias do evento em Lisboa foram muito positivas e queremos trazer isso para cá também. É um evento que movimenta a economia e atrai olhares para as nossas empresas, nossas startups", pontuou o governador.

49469121997 4129d07f58 o

De acordo com o vice-presidente do Web Summit, o português Artur Pereira, o objetivo é realizar no Brasil o maior evento de tecnologia da América Latina. Ele elogiou as belezas naturais de Florianópolis, os números em relação à inovação e a atenção que o setor de tecnologia recebe do Governo. "Estou a achar o lugar lindíssimo, é uma cidade extraordinária, deslumbrante. Florianópolis tem um ecossistema impressionante, até mesmo a nível mundial", mencionou.

Santa Catarina tem mais de 12 mil empresas de tecnologia e mais de 50 mil empregos gerados pelo setor. O estado é o que tem a maior densidade de startups por habitantes no Brasil.

Em agosto do ano passado, a cidade recebeu o Floripa Conecta, um conjunto de 35 eventos interconectados de tecnologia, gastronomia, design, marketing, música e turismo. Idealizada por entidades da iniciativa privada e com apoio do Governo do Estado, o Floripa Conecta foi considerado um sucesso e credenciou a capital de Santa Catarina a receber mais eventos do gênero.

Para o secretário da SDE, Lucas Esmeraldino, esta aproximação e possível parceria só trará ganhos para Santa Catarina. “Nossa missão é colocar Santa Catarina no mapa da inovação mundial, sendo que, não há dúvidas, já somos reconhecidos como um estado inovador. Assim, vejo que trazer um evento similar ao Web Summit para nosso Estado, vai gerar muitos projetos de sucesso, ideias inovadoras/tecnológicas e milhares de oportunidades, que impactam no desenvolvimento do nosso Estado", finaliza.

49468891991 2d9f0b87da o

Também participaram da reunião o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, os presidentes da Fapesc (Fábio Zabot Holthausen), Santur (Flavia Didomenico), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Rodrigo Rossoni), Câmara de Dirigentes Lojistas (Ernesto Caponi), o vice-presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Iomani Engelmann, o coordenador do Floripa Conecta, Marcelo Bohrer, o superintendente do Sebrae em Santa Catarina, Carlos Henrique Ramos Fonseca, o membro do Conselho Superior da ACIF Doreni Caramori, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia de Florianópolis, Juliano Pires, o chefe de gabinete da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Willian Corrêa Máximo, e os representantes da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, Julia Baranova e Marconi de Andrade Bartholi.

Informações adicionais para a imprensa
Renan Medeiros
Secretaria Executiva de Comunicação - SECom