A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável apresentou nesta quinta-feira (13) um balanço com os principais dados fiscais do governo estadual de 2019 e algumas perspectivas econômicas para 2020. O estudo presente no primeiro boletim de Indicadores Econômico Fiscais do ano aponta uma evolução das principais receitas estaduais e outros indicadores fiscais, assim como a atualização dos indicadores econômicos do Estado.

73d4dc91 9ae9 4f4c bde6 618e82d807e6

A edição traz ainda um resumo com as principais percepções e expectativas dos empresários e consumidores sobre o contexto econômico atual e as perspectivas para os próximos meses. Também aborda cenários para a economia brasileira, traçados pelos principais bancos públicos e privados do País e por instituições financeiras e de desenvolvimento do mundo.

Otimismo maior se observa no comércio. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio – ICEC – encerrou 2019 com crescimento de 9% no ano, atingindo o maior valor desde 2012. Os empresários tiveram, ao longo do ano, uma expressiva melhora na percepção das condições atuais da economia, cujo índice variou 51%. Também houve melhora na percepção de seu próprio negócio.

”Nosso papel na Secretaria é trabalhar em ações que possam melhorar ainda mais o ambiente de negócios e promover mais desenvolvimento, gerando receita para o estado e oportunidades aos catarinenses. E o Boletim de Indicadores traz dados relevantes e serve para balizar o investidor na tomada de decisão”, destaca o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino.


                                                            >> Acesse aqui o Boletim <<


Para o economista da SDE, Paulo Zoldan, estes cenários são unânimes em demonstrar uma melhora do ambiente econômico e uma perspectiva de maior crescimento para a economia brasileira para esse e os próximos anos. Isso também pode ser observado através dos indicadores de percepção e expectativas dos empresários da indústria, da construção civil, do comércio e dos consumidores, tanto no País em geral, como em Santa Catarina.

Além da atualização desses indicadores, o boletim apresenta os dados oficiais do PIB estadual de 2017, o último divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e uma estimativa para 2018. Também apresenta a evolução da atividade econômica do Estado nos últimos 12 meses tendo por base os indicadores até setembro de 2019, na comparação com o mesmo período anterior.



Mais informações para a imprensa:
Mônica Foltran
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDE
Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: www.sde.sc.gov.br