ARESC - Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina
É uma autarquia especial instituída pela LEI Nº 16.673, DE 11 DE AGOSTO DE 2015, como Agência de Estado para fiscalizar e orientar a prestação dos serviços públicos concedidos, bem como editar normas técnicas, econômicas e sociais para a sua regulação, quando o serviço for prestado. A natureza de autarquia especial conferida à ARESC, é caracterizada pela autonomia administrativa, financeira, técnica, patrimonial e de estabilidade dos mandatos de seus dirigentes.
Mais informações em www.aresc.sc.gov.br


FAPESC - Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) é uma entidade pública com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com patrimônio próprio e dotada de autonomia administrativa, operacional e financeira. Está vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.
Mais informações em www.fapesc.sc.gov.br.


IMA - Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) é o órgão ambiental da esfera estadual do Governo de Santa Catarina. Atua com uma sede administrativa, localizada em Florianópolis, e quatorze coordenadorias regionais,e um Posto Avançado de controle Ambiental (PACAM), no Estado. Criada em 1975, a Fatma tem como missão maior garantir a preservação dos recursos naturais do estado.
Mais informações em www.ima.sc.gov.br.


IMETRO/SC - Instituto de Metrologia de Santa Catarina
O Instituto de Metrologia de Santa Catarina - IMETRO/SC, foi criado em 28 de fevereiro de 2005 como uma autarquia estadual, através da Lei Complementar n° 284, com alterações editadas pela Lei Complementar n° 381, de 07 de maio de 2007. Esta autarquia encontra-se vinculada junto a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável a qual está sendo regulamentada através de lei específica para seu efetivo funcionamento no atendimento dos objetivos propostos.
Mais informações em www.imetro.sc.gov.br.

 
JUCESC – Junta Comercial do Estado de Santa Catarina
A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), criada pela Lei n. 68, de 16 de maio de 1893, é uma Autarquia Estadual com autonomia financeira outorgada pela Lei n° 7165, de 23/12/1987, vinculada, no âmbito estadual, à Secretaria de Estado da Fazenda, e subordinada tecnicamente ao Departamento Nacional de Registro do Comércio DNRC, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, pela norma da Lei n° 8934, de 18/11/1994.
Mais informações em www.jucesc.sc.gov.br.


PROCON-SC - Órgão Estadual de Defesa do Consumidor 
É um órgão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDE, criado em 1988, atendendo disposição constitucional, uma vez que o art. 170, cuidando da Ordem Econômica e Financeira, estabelece  defesa do consumidor  como um dos princípios (inciso V) gerais da atividade econômica. O inciso XXXII do art, 5º da Carta Magna impõe ao Estado a promoção legal da defesa do consumidor. A Lei nº 8.078/90, o Código de Defesa do Consumidor, que teve sua regulamentação através do Decreto nº 2.181/97 espelha uma das leis mais avançada na defesa do consumidor, sobretudo nos ordenamentos judiciais e administrativos. A partir desses ordenamentos inicia-se a organização do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - SNDC e do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, além dos eventuais sistemas municipais.
Mais informações em: www.procon.sc.gov.br


SINE -SC - Sistema Nacional do Emprego de Santa Catarina
O Sistema Nacional de Emprego (SINE) foi criado em 1975 sob a égide da Convenção nº. 88 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que orienta cada país-membro a manter um serviço público e gratuito de emprego, para a melhor organização do mercado de trabalho. A partir da Lei 7.998/1990 e suas alterações, as ações do Sine passaram a ser entendidas como parte do Programa do Seguro-Desemprego. As principais ações disponibilizadas por essa rede de atendimento são a intermediação de mão-de-obra e a habilitação ao seguro-desemprego. Em busca de promover a integração preconizada pela Lei 7.998/1990, porém, um crescente número de postos também provê encaminhamento para cursos de qualificação social e profissional.