A Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), retomou as atividades externas de fiscalização e monitoramento dos serviços prestados pelas concessionárias de saneamento básico. A ação iniciou nesta quarta-feira, 09, em Catanduvas, com a visita técnica nos sistemas de abastecimento de água e esgoto do município.

aresc retoma fiscalizacao presencial nos servicos de saneamento 20200910 2006339813
Foto: Divulgação/Aresc

Em virtude do cenário imposto pela Covid-19, as ações do setor estavam sendo realizadas por meio do trabalho remoto, uma vez que sua principal atividade, a fiscalização operacional - viajar para as localidades e realizar a fiscalização presencial ou direta dos serviços - foi totalmente suspensa.

“Apenas as demandas fiscalizatórias de caráter emergencial deram continuidade desde o início da pandemia. Agora estamos retomando nossas visitas técnicas in loco com todos os cuidados sanitários, resguardando nossos técnicos e outras pessoas que possam ter contato com eles”, afirma a gerente de Fiscalização de Saneamento da Aresc, Luiza Burgardt.

A gerente ainda acrescenta que o cronograma anual de fiscalizações foi elaborado no início do ano, porém, teve que ser interrompido. “Foi preciso se reinventar. Nossa equipe não tem medido esforços para manter o serviço de fiscalização, que agora retorna presencialmente”, conclui.

Próximas Fiscalizações
O cronograma de retorno das atividades em campo prevê para setembro as seguintes visitas técnicas:

15/09 - Fiscalização emergencial no sistema de esgotamento sanitário da Barra da Lagoa em Florianópolis;

17 e 18/09 - Fiscalização inicial nos serviços de resíduos sólidos urbano nos municípios de Araquari e Balneário Barra do Sul, com a vistoria no sistema de coleta transporte e aterro sanitário;

23/09 - Fiscalização de qualidade que compreende a coleta de amostras para análise laboratorial nos sistemas de água e esgotamento sanitário de Itajaí.

A retomada das ações em campo está sendo feita de forma gradativa. Deste modo, a gerência decidiu que para esse mês, será realizada uma fiscalização por segmento de ações técnicas; uma operacional, uma de qualidade e outra de resíduos sólidos.

A Aresc disponibiliza whatsApp 24 horas para denúncias, dúvidas e reclamações, com o número (48) 99151-0276.Contato também pode ser feito pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

*Informações Aresc/GovernoSC*