reunião forum investe2
Foto: Reprodução

Representantes das maiores empresas em Santa Catarina participaram do Fórum Empresarial Invest SC de outubro que ocorreu via webconferência, nesta quinta-feira, 7. Coordenada pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, o encontro contou ainda com a participação do diretor de Empreendedorismo e Competitividade da SDE, Carlos Alberto Arns Filho, gerente de Empreendedorismo Individual, Micro e Pequenas Empresas, Aline Cristine Ghisi, presidente da SCPar, Ricardo Moritz, o presidente da Aurora Alimentos, Neivor Canton, o político e empresário representando a Ciser, Paulo Bauer, a gerente Global de Comunicação Branding, e Public Affairs, Mariana da Nidec e representando a Casan, Edwin Fabiano. No encontro foram definidas estratégias de trabalho e pautas prioritárias para o desenvolvimento econômico do Estado que passam a ser prioridades no Fórum.

O secretário da SDE destacou dados e posições recentemente conquistadas em Santa Catarina, como o segundo lugar no ranking de competitividade dos Estados. “O Estado possui ótimos números de geração de emprego e tem apresentado uma recuperação acelerada em comparação com o ano passado, no auge da pandemia. O momento agora é de olhar para frente e definir prioridades para impulsionar o desenvolvimento econômico, entre as quais a infraestrutura, fundamental, para acelerar o crescimento em todas as regiões”, destacou o secretário.

Dentre as principais demandas, estavam melhorias na infraestrutura de logística como estradas, portos e ferrovias, com recursos e apoio junto ao Governo Federal.

Atração de investimentos
O Invest SC é o programa do Governo do Estado para atrair investimentos e incentivos a novos negócios ao Santa Catarina. Para a sua atuação, conta com um Núcleo Interinstitucional, que tem como atribuições “acompanhar os trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa; propor políticas para o desenvolvimento econômico regional, com ações que atraiam, facilitem e informem investidores privados, nacionais e estrangeiros, sobre as possibilidades oferecidas em Santa Catarina; propor diretrizes para atração de investimentos e incentivos a novos negócios e supervisionar e orientar as atividades do grupo de trabalho do Invest SC”.

Operacionalização do programa
O grupo de trabalho GT InvestSC é responsável por executar as atividades que incentivem os investimentos para as regiões com menor IDH no Estado, além de identificar fontes de financiamento para investimentos e setores/investidores potenciais. Também propõe a criação de bancos de oportunidades para investidores; auxilia na criação e manutenção de mecanismos que disponibilizem informações sobre setores e negócios estratégicos no Estado; acompanha o investidor na análise de viabilidade, na decisão de investir, estabelecer e manter negócios; e facilita os investimentos mediante a concentração de serviços num só Iugar. O grupo ainda acompanha tanto as etapas de concretização dos negócios quanto a instalação das empresas e sugere a execução de missões comerciais, feiras, roadshows e encontros de negócios.

Composição
Presidido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, o Núcleo Interinstitucional conta com a participação de representantes das secretarias da Fazenda (SEF), da Administração (SEA), do Meio Ambiente (SEMA), da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), de Assuntos Internacionais (SAI); Instituto do Meio Ambiente (IMA), da SC Participações e Parcerias S.A. (SCPAR) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

Colaboração/texto: Pablo Mingoti

Mais informações para a imprensa:

Mônica Foltran
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDE
Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: www.sde.sc.gov.br