WhatsApp Image 2022 11 04 at 10.41.18 1

A palestra “Um lugar justo e seguro para a humanidade: Desenvolvimento Sustentável e desafios globais”, proferida pelo professor doutor, José Baltazar Guerra, foi destaque na abertura da 208ª reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), na manhã desta sexta-feira (3). O evento é coordenado pelo presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Daniel Vinicius Netto, e ocorre mensalmente, em Florianópolis.

“Nos enriquece muito a contribuição e experiência de um profissional como o professor Baltazar neste fórum”, afirmou o presidente.

Em sua apresentação, o professor apontou previsões, mostrou dados científicos preocupantes e alertou sobre os desafios econômicos e ambientais em relação ao futuro do planeta. Destacou três movimentos que considera decisivos nesse processo para as próximas décadas: as tendências populacionais, as mudanças econômicas globais e o meio ambiente.

WhatsApp Image 2022 11 04 at 10.41.19 1

“Se continuarmos fazendo o que fazemos hoje, consumindo, poluindo, destruindo, chegaremos ao final do século com aumento da temperatura de mais 4 graus, um desastre para a humanidade. Teremos 10 bilhões de pessoas em 2050, a maioria vivendo nas cidades. Como alimentar, gerar energia, transporte de forma sustentável?”, indagou.

Ele falou ainda sobre as ações possíveis para promover mudanças e que passam pelo desenvolvimento econômico aliado às questões ambientais. E para finalizar, apresentou duas iniciativas positivas de energia fotovoltaica e estufa hidropônica implementadas em projetos em Santa Catarina.

O secretário da Sema, Leonardo Porto Ferreira, destaca que a reunião e a palestra são importantes instrumentos para conduzir o trabalho do Consema na SDE/SEMA: "Continuaremos no nosso papel de orientar as diretrizes da Política Estadual do Meio Ambiente".

Sobre o CONSEMA

O CONSEMA foi instituído para, entre outras atribuições, assessorar a política de Meio Ambiente de Santa Catarina como órgão superior de caráter colegiado, consultivo, normativo e deliberativo. Constitui instância superior do Sistema Estadual do Meio Ambiente (SISEMA) e integra a estrutura organizacional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).

O Plenário é composto por 38 membros representantes do poder público e da sociedade civil organizada. O presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto, é o atual presidente do CONSEMA.

::Mais informações para a imprensa:
Mônica Foltran
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDE