WhatsApp Image 2022 11 24 at 13.03.20

O 3º Seminário do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC) aconteceu na última quarta-feira, 23, de novembro, em Florianópolis. No encontro, foi realizada apresentação dos resultados do 2ª censo florestal que investigou as florestas catarinenses durante 15 anos. O evento contou com a participação do secretário executivo do Meio Ambiente (Sema), Leonardo Porto Ferreira, além de professores pesquisadores da Universidade Regional de Blumenau (FURB). O palco foi na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), no Auditório Tito Sena e contou com transmissão simultânea online.

O secretário da Sema, Leonardo Porto Ferreira lembra que em julho deste ano foi assinado um convênio entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e a Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, para dar continuidade ao Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina. “Sabemos dos desafios, superamos os principais e colocamos o projeto em prática, estamos nos tornando referência nacional em relação ao monitoramento das florestas. Além disso,  é um projeto que as universidades vestem camisa, contribuindo para o êxito do trabalho”, destaca.

O gerente de Meio Ambiente e Serviços Ecossistêmicos da Sema, Robson Luiz Cunha explica a importância da assinatura do convênio para o monitoramento. “A execução está dividida em 5 objetivos e 25 metas a serem executados no período de 5 anos e o convênio visa e ampliar o escopo de trabalho do IFFSC, dando ênfase na geração de informações para subsidiar a gestão pública do território catarinense”, enfatiza.

WhatsApp Image 2022 11 24 at 13.02.58

O coordenador do inventário florístico,, Alexander Christian Vibrans, destaca que 500 unidades amostrais estão espalhadas em todos os cantos do estado e de forma sistemática. “ Estamos vendo os resultados das mudanças das espécies e quanto que a floresta cresce e organiza a fitomassa. Percebemos que as florestas estão fixando carbono e de certa maneira, amenizando o efeito estufa e do aquecimento global”.

Sobre o Inventário Florístico

O Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC) é um programa do estado que tem objetivo de levantar e monitorar a extensão territorial, a quantidade e o estado de conservação das florestas naturais, inclusive o seu estoque de biomassa e carbono. Além da SDE/Sema, fazem parte do programa, a FURB, UFSC, UDESC e Epagri.

Texto e fotos: Pablo Mingoti

Mônica Foltran