WhatsApp Image 2022 12 22 at 15.00.28

Encerrando as atividades do ano, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), promoveu o Programa de Oficina de Mobilização e Rearticulação dos Grupos de Trabalho de Educação Ambiental em Santa Catarina (GTEAs). Com o tema “Polinizando ideias e Fortalecendo vínculos”, cerca de 245 pessoas participaram de seminários nas dez regiões hidrográficas do Estado ao longo dos meses de novembro e dezembro.


“Para nossa imensa satisfação este movimento já está surtindo efeitos positivos impulsionado pela articulação entre as diferentes instituições que compõem a CEIA de Santa Catarina e os atores dos dez GTEAs. Buscar o fortalecimento e reestruturação dos GTEAs, objetivando fortalecer vínculos, somar ações, integrar esforços e captar novos atores em prol da Educação Ambiental em Santa Catarina é o nosso objetivo final”, explica a coordenadora da Coordenadoria Técnica de Integração e Planejamento Ambiental (Ceipa) da Sema, Monica Koch.

WhatsApp Image 2022 12 22 at 15.00.27

“O encontro também permitiu fazer um diagnóstico dos trabalhos, além de organizar os projetos através de um cronograma para o próximo ano”, afirma o assistente de educação ambiental, Simonildes Barroso. Os Gteas foram criados visando à promoção e descentralização das ações de educação ambiental em Santa Catarina. Segundo Simonildes, é papel dos órgãos apoiar políticas, além de capacitar e envolver municípios incentivando planos municipais.


O Programa foi uma parceria entre a Secretaria Executiva do Meio Ambiente – SEMA, com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – CIEA.


Sobre os GTEA’s
Ao todo são dez grupos, divididos por regiões hidrográficas: os das Regiões Hidrográficas (RH) 01 e 02 se localizam no Oeste do Estado; 03 no Meio-oeste; 04 predominantemente no Planalto Serrano; 05 no Planalto Norte; 06 no Norte; 07 nas microrregiões do Vale do Itajaí; 08 na Grande Florianópolis e 09 e 10 no Sul.

Texto: Pablo Mingoti

Mais informações para a imprensa:

Mônica Foltran

Assessoria de Comunicação

Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE

Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: www.sde.sc.gov.br