investsc
Foto: Pablo Mingoti 

O estado de Santa Catarina foi o lugar do Brasil escolhido para a primeira apresentação da Latindyl, uma plataforma Marketplace B2B internacional da América Latina, que, através da tecnologia, conecta pequenas e médias empresas. Esse é apenas um dos estabelecimentos que estuda se instalar em Santa Catarina e que foi atraído por meio do Programa InvestSC da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE). 

O argentino Ignacio Marchese, co-fundador da Latindyl, esteve em novembro na sede da SDE em reunião com o secretário de desenvolvimento econômico, Jairo Luiz Sartoretto e representantes da Diretoria de Empreendedorismo e Competitividade da SDE. 

Para Marchese, a escolha de Santa Catarina foi devido à natural proximidade cultural: “Além disso SC é conhecida por apoiar empresas importadoras e exportadoras. Nesse sentido, contar com o apoio do Governo do Estado é um marco muito importante que confirma o compromisso e a visão de impulsionar o comércio internacional da região por parte das autoridades”, explica. 

A empresa também realizou encontros com  a Federação Industrial do Estado de Santa Catarina (FIESC), a Associação Catarinense de Supermercadistas (ACATS) e a Câmara de Comércio Argentino-Brasileira de San Pablo (CAMARBRA).

49351977027 63ae5d2eb2 c
 Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

O InvestSC foi remodelado em 2021, e é um Programa para Atração de Investimentos e Incentivos a Novos Negócios para o Estado de Santa Catarina. Durante esses quase dois anos, atendeu mais de 80 empresas, com expectativa de mais de 2 bilhões em atração de novos investimentos e mais de 600 empregos diretos. Entre os empreendimentos, destacam-se investimentos relevantes como a Nestlé Purina no município de Vargeão e a Berneck Painéis e Serrados com nova unidade em Lages, além da expansão da BMW em Araquari.

“Santa Catarina tem apresentado números incríveis na economia e, temos a oportunidade de avançar ainda mais pelo programa InvestSC, um programa fundamental neste processo de avanço econômico”, afirma o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Jairo Luiz Sartoretto. 

“Assumimos em 2021 com muito otimismo esse desafio que tem contribuído significativamente para o crescimento do estado, com a atração de novos negócios, a exemplo da fábrica da Nestlé Purina que trouxe um investimento bilionário para o Estado”, lembra o Gerente de Novos Negócios da SDE, Antonio Ricardo Machado Slosaski. 

Outra empresa que colhe bons frutos por meio do InvestSC é a Humanizar Treinamento em Saúde, que atua na capacitação do atendimento da saúde. “Tínhamos o know how mas nos faltava o acesso às instituições de saúde, foi onde buscamos a Invest SC, que fez a aproximação com instituições de saúde pública e privada, facilitando dessa forma, nossa entrada nesse mercado! Isto foi essencial nesse início da nossa caminhada”, conta a  diretora da Humanizar, Renata Sá Fortes Régis.

A Humanizar Treinamento em Saúde surgiu da união de duas professoras com longa experiência no ensino técnico, superior e pós-graduação, sempre com ênfase na formação em saúde. “Pensar no desenvolvimento e manutenção do colaborador é uma das etapas para garantir um clima organizacional saudável.  Neste sentido, acreditamos que a partir da capacitação é possível tornar singular o atendimento em saúde, capacitando o profissional da área para prestar um serviço de excelência e proporcionar uma experiência acolhedora e personalizada para o cliente transformando a avaliação do serviço, seja ele público ou privado”, explica a diretora Renata Sá Fortes Régis. 

Sobre o InvestSC

O programa conta com um núcleo interinstitucional, que tem a participação das secretarias de Estado da Fazenda, da Administração, da Infraestrutura e Mobilidade, secretarias Executiva da Executiva do Meio Ambiente, de Assuntos Internacionais, além da SCPAR e da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

O InvestSC permite ao empreendedor interessado se instalar, expandir ou até mesmo requerer a resolução de algum problema que dificulte sua atividade em Santa Catarina. Com isso, a INVEST atua através da intermediação com órgãos Estaduais, Governo Federal e Municipal. 

Texto: Pablo Mingoti 

Mais informações para a imprensa:

Mônica Foltran

Assessoria de Comunicação

Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE

Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: www.sde.sc.gov.br